Crédito desta foto: eu mesma inspiradíssima...

.

7 de nov. de 2012

Todo dia era dia de índio


 Estou fora da cidade, mas o Lado B continua em alerta, hein?! rsrsr... Uma história em quadrinhos da melhor qualidade literária e técnico-artística acaba de ser lançada: "O Curupira e o Caçador". Parece que essa obra veio a calhar em tempos de comoção pelos genocídios dos nossos frágeis e sofridos povos indígenas. Aos amigos junguianos, isso me parece total sincronicidade! Mas digo por quê...

Antes, vale lembrar que todo dia É dia de índio. De defender nossas raízes étnicas, de preservar o que é parte de nós e o que ajudou a construir muito da beleza de nossa cultura, apreciada e valorizada em todo o mundo, mas não tanto por nós mesmos. É um sério problema de autoestima nacional... Porque estamos destruindo nossos povos indígenas há séculos, desde que o país foi "descoberto" - basta observar o contigente de descendentes de indígenas nos países da América do Sul em relação ao Brasil e veremos que é, em verdade, um genocídio histórico, que, pra nós, virou paisagem. Lamentavelmente...
  
E o porquê a sincronicidade? Conheço o designer, ilustrador e quadrinista Elton Almeida, autor desse belo trablho, há pelo menos uns oito anos, época em que éramos colegas de trabalho (e felizmente voltamos a ser hoje!). Desde essa época, ele fala do sonho de publicar uma história em quadrinhos sobre as nossas raízes indígenas.
 
E nada melhor que lançar mão dessa rica mitologia que já temos registrada por aí, nos livros, graças a Deus (pra não se perder nas tradições orais belíssimas, mas tão vulneráveis a esse cenário de super informação em que vivemos).
 
Reproduzo aqui texto do autor. Parabéns, Elton, por mais essa conquista e pelo seu talento!

"A história em quadrinhos 'O Curupira e o Caçador' é uma adaptação do conto indígena folclórico traduzido pelo pesquisador Barbosa Rodrigues Rodrigues (*1842 +1909) na obra Poranduba Amazonense.

A HQ está disponível para compra no site Clube dos Autores, nas versões padrão – mais simples, encadernada com grampos (clique aqui) – e especial – com papel mais grosso e conteúdo extra (aqui).

No meu website (www.eltoncarlos.com.br/sonhosdepapel) é possível obter mais informações, além de fazer o download do trailer em PDF e de uma versão demo, também em PDF.

Se tiverem interesse e puderem adquirir um exemplar, seria ótimo, mas já ficaria muito grato se divulgarem aos parentes e amigos e nas redes sociais, especialmente para aqueles que gostam de HQs ou têm interesse no tema folclore."
 
 
Mais infos:
www.eltoncarlos.com.br
www.eltoncarlos.com.br/sonhosdepapel
www.designup.pro.br/pro/eltoncra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião sobre essa postagem e sobre qual(is) local(is) representa(m) o Lado B de Salvador para você?